noticias846 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Avante!

Brasil

Pesquisa Amostragem: Rafael Fonteles lidera disputa no Piauí com 70,29% dos votos válidos.

Atual governador tem vantagem expressiva para vencer no 1º turno; Joel Rodrigues aparece em segundo lugar com 23,64%.

Publicada em 27/09/26 às 06:34h - 74 visualizações

Rádio Avante


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pesquisa Amostragem: Rafael Fonteles lidera disputa no Piauí com 70,29% dos votos válidos.  Compartilhar a noticia Pesquisa Amostragem: Rafael Fonteles lidera disputa no Piauí com 70,29% dos votos válidos.  Compartilhar a noticia Pesquisa Amostragem: Rafael Fonteles lidera disputa no Piauí com 70,29% dos votos válidos.

Link da Notícia:

Pesquisa Amostragem: Rafael Fonteles lidera disputa no Piauí com 70,29% dos votos válidos.
Rafael Fonteles lidera as intenções de voto no Piauí.  (Foto: pi.gov)

🗳️ O atual governador do Piauí e candidato à reeleição, Rafael Fonteles (PT), lidera com folga a corrida eleitoral no estado. 

Segundo levantamento do Instituto Amostragem, realizado entre os dias 21 e 25 de setembro de 2026, ele soma 70,29% dos votos válidos.

O segundo colocado na disputa é Joel Rodrigues (PP), que registra 23,64%. A diferença entre os dois candidatos é de 46,65 pontos percentuais, uma vantagem bastante superior à margem de erro de 2,85 pontos percentuais. Com esse percentual de intenções de voto, Rafael Fonteles venceria a eleição ainda no 1º turno, marcado para o dia 4 de outubro de 2026.

Como estão os demais candidatos?

Abaixo do segundo colocado, três candidatos aparecem empatados dentro da margem de erro:

  • 🥉 Dra. Lúcia Santos (PSDB): 1,46%

  • 🔹 Professor Gisvaldo (PSOL): 0,94%

  • 🔹 Elizeu Aguiar (Novo): 0,84%

Na sequência do levantamento, aparecem os seguintes nomes:

  • 🔹 Ravenna da Inclusão (Democrata): 0,73%

  • 🔹 Geraldo Carvalho (PSTU): 0,63%

  • 🔹 Lourdes Melo (PCO): 0,52%

  • 🔹 Santiago Belizário (UP): 0,52%

  • 🔹 Professor Jurity (DC): 0,42%

  • Votos válidos consideram apenas as escolhas registradas na urna. Fonte: Senado Federal.

  • Entenda: O que são votos válidos?

  • Para entender o resultado oficial divulgado pela Justiça Eleitoral, é importante saber que os votos válidos não consideram votos brancos, nulos ou eleitores indecisos. A conta é feita apenas sobre as escolhas direcionadas aos candidatos. Para garantir a vitória no 1º turno, um candidato precisa obter mais de 50% dos votos válidos. Como Rafael Fonteles atinge 70,29%, seu índice atual é mais do que suficiente para encerrar a disputa na primeira votação.

    📊 Cenário dos Votos Totais

    Quando o levantamento contabiliza todos os entrevistados (incluindo brancos, nulos e indecisos), o cenário fica assim:

    Candidato / Opção Percentual
    Rafael Fonteles (PT) 59,10%
    Joel Rodrigues (PP) 19,88%
    Dra. Lúcia Santos (PSDB) 1,23%
    Professor Gisvaldo (PSOL) 0,79%
    Elizeu Aguiar (Novo) 0,70%
    Ravenna da Inclusão (Democrata) 0,62%
    Geraldo Carvalho (PSTU) 0,53%
    Lourdes Melo (PCO) 0,44%
    Santiago Belizário (UP) 0,44%
    Professor Jurity (DC) 0,35%
    Não sabem em quem votar 9,06%
    Nenhum candidato 5,36%
    Brancos e Nulos 1,50%

    📋 Ficha técnica da pesquisa

    • 📍 Entrevistados: 1.137 eleitores em 49 municípios do Piauí (sendo 260 entrevistas na capital, Teresina).

    • 📅 Data de campo: De 21 a 25 de setembro de 2026.

    • 🎯 Margem de erro: 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos.

    • 🔒 Nível de confiança: 95%.

    • 🏛️ Registro no TSE: Sob o número PI-02617/2026.

    • 👤 Estatístico responsável: João Batista Teles (Conre 5ª Região nº 6695).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres

Captcha do formulário de Comentários
Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (86)99541-0837

Visitas: 606524
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2026 - Rádio Avante - A nova onda na web
Converse conosco pelo Whatsapp!