
Uma nova ponte sobre o rio Parnaíba poderá fortalecer a ligação entre as cidades de Teresina, no Piauí, e Timon, no Maranhão. O projeto, orçado em cerca de R$ 300 milhões, prevê a conexão da Avenida Gil Martins, na zona Sul da capital piauiense, com a Avenida Benedito Ferreira Campos, em Timon, e busca recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, afirmou que os primeiros passos para a viabilização da obra já estão sendo tomados em colaboração com a gestão municipal de Timon. A estimativa é que a construção leve mais de um ano para ser concluída após o seu início. A nova ponte se somaria às três já existentes, das quais uma — a Ponte Metálica — está atualmente interditada para manutenção.
Em entrevista, Mendes ressaltou a importância do projeto para aproximar as populações dos dois estados. "Quanto mais pontes tiver sobre o Rio Parnaíba e o Rio Poti, melhor para todos. Isso encurta caminhos e tem que juntar as cidades", destacou.
O prefeito também enfatizou a necessidade de articulação com as bancadas federais de Piauí e Maranhão para garantir a liberação dos recursos, lembrando que em ano pré-eleitoral a destinação de verbas para obras estruturantes tende a ser mais ágil. "Vamos ter que ir atrás da bancada do Maranhão e do Piauí para viabilizar a obra", completou.
Além dessa obra, a capital piauiense aguarda a construção de mais duas pontes: a "ponte da universidade", que ligará a zona Leste à zona Norte, e uma ponte na região do Poti Velho, para integrar a zona Norte ao centro da cidade.