
A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta quinta-feira (2), mais uma fase da Operação Cerco Fechado, com cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em 32 municípios do estado. A ação teve como objetivo combater a criminalidade, desarticular facções e retirar de circulação suspeitos envolvidos em diferentes práticas ilícitas.
Foram cumpridos 166 mandados de busca e 108 de prisão, resultando na captura de 128 pessoas. Durante a operação, os agentes apreenderam ainda 21 veículos, 95 celulares e 13 armas de fogo. Os alvos da ação estavam relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
A ofensiva mobilizou mais de 500 policiais civis de diversas regiões, com apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Justiça.

Materiais apreendidos durante a operação - Foto: Divulgação/SSP
Na capital, Teresina, um dos focos da operação foi o bairro Parque Universitário, na zona Leste, onde uma célula de facção criminosa foi desarticulada. Ao todo, 30 mandados judiciais foram cumpridos na região, com nove prisões — três delas em flagrante. Segundo as investigações, o grupo era especializado em invadir residências, manter vítimas reféns e roubar veículos.
“Eles atuavam de forma violenta, fazendo reféns durante os assaltos. A maioria dos envolvidos eram jovens, alguns adolescentes iniciando a vida no crime”, destacou o delegado Laércio Evangelista, chefe do DRACO (Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas).