
Um tremor de terra de baixa intensidade foi registrado na noite desta terça-feira (3) no município de Bocaina, localizado no Sul do Piauí.
O abalo sísmico ocorreu por volta das 18h33 e, segundo as autoridades, não houve registro de danos estruturais nem de feridos. ✅
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, o evento foi de baixa magnitude e não representa risco para a população.
🗣️ “A verdade é que foi um tremor de baixa intensidade. A Defesa Civil trabalha em sintonia com o LABIS, e sempre recebemos essas ocorrências. Provavelmente as pessoas não sentiram ou, se sentiram, foi algo muito leve, como uma tontura. Estamos monitorando a área”, afirmou.
A Defesa Civil do Piauí atua em parceria com o Laboratório de Sismologia (LABIS), responsável pelo monitoramento dos sismógrafos no estado. Esse acompanhamento permite identificar rapidamente qualquer movimentação do solo e agir de forma preventiva.
🔔Principais pontos do monitoramento:
Tremor de baixa intensidade
Sem registro de danos ou feridos
Monitoramento contínuo da área
Ação integrada entre Defesa Civil e LABIS

Foto: Divulgação/LABIS URFN
📌 Segundo a Defesa Civil, a região de Bocaina não possui histórico significativo de sismicidade. Mesmo assim, o órgão segue atento e aguarda informações das equipes locais para saber se o fenômeno foi percebido ou ouvido por moradores, já que, em alguns casos, tremores leves podem ser relatados pela população.
Após o registro do tremor, a Defesa Civil Estadual:
Solicitou informações adicionais ao LABIS
Comunicou a Defesa Civil Municipal de Bocaina
Informou outros órgãos, como:
🏗️ DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas)
🏢 IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Piauí)
O objetivo é garantir que todas as áreas técnicas estejam cientes e preparadas. ✔️
No último domingo (1º), um outro tremor de terra de baixa intensidade foi registrado na zona rural de Castelo do Piauí, no Norte do estado. O abalo teve magnitude de 1,5 grau na escala Richter, não causou danos e não deixou feridos.
📡 O sismo foi detectado pela estação sismológica NBPS, localizada em Pedro II, responsável por monitorar movimentações do solo em diversas regiões do Piauí.
➡️ Tremores nessa faixa de magnitude geralmente não são percebidos pela população e raramente causam prejuízos estruturais.
A Defesa Civil do Piauí reforça que o episódio registrado em Bocaina é considerado de baixo risco e que o monitoramento permanente segue sendo realizado em parceria com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABIS), que mantém duas estações em funcionamento no estado.
💬 O acompanhamento contínuo garante mais segurança, prevenção e tranquilidade para a população piauiense.
Graças a Deus não houve feridos e como diz a matéria acima,citado,foi despercebido pela população esses temores,mais assim mesmo eu mesma me preocupo por isso estar acontecendo aqui no Piauí.