A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informou que 468 detentos do regime semiaberto foram liberados para a saída temporária em razão do Dia das Mães, comemorado neste domingo (10). 👩👦💐
Segundo a Sejus, os presos deixaram as unidades prisionais no último dia 5 de maio e deverão retornar até a próxima segunda-feira (11). 📅
Entre os beneficiados pela chamada “saidinha”, 220 utilizam tornozeleira eletrônica, o que permite o monitoramento durante o período fora do sistema prisional. 📡
⚖️ A Secretaria reforçou que o benefício não é automático e não contempla todos os custodiados. A saída temporária é concedida apenas aos presos do regime semiaberto que atendem aos critérios previstos na legislação brasileira.
📌 Para ter direito ao benefício, o detento precisa:
-
✅ Estar cumprindo pena em regime semiaberto;
-
✅ Ter cumprido pelo menos um sexto da pena, se for réu primário, ou um quarto, em caso de reincidência;
-
✅ Apresentar bom comportamento;
-
❌ Não ter sido condenado por crime hediondo com resultado de morte.
A Sejus destacou ainda que o objetivo da saída temporária é fortalecer os vínculos familiares e contribuir para a ressocialização dos internos. 👨👩👧👦