Uma operação integrada prendeu, na tarde desta quinta-feira (13), Francisca Patrícia Rocha às margens da BR-316, na zona rural de Timon. Segundo a Polícia Militar, ela é considerada uma das principais lideranças do Bonde dos 40 e ex-companheira de “Léo Gordin”, apontado como fundador da facção no Piauí.
Informações do 11º Batalhão da PM indicam que Patrícia exercia influência significativa dentro da organização criminosa, articulando ações ilícitas em diferentes estados.
Investigações conduzidas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) revelam que ela teria atuado como uma espécie de “juíza” no tribunal do crime que sentenciou à morte Jad Rubens. A namorada da vítima, que testemunhou o assassinato, não foi executada.
O corpo de Jad Rubens foi encontrado em janeiro deste ano, nas proximidades do rodoanel de Teresina, próximo ao povoado Cebola, zona Sul da capital. Segundo a apuração policial, Jad foi sequestrado durante um baile de reggae, interrogado e morto com um tiro na nuca.
De acordo com o delegado Danúbio Dias, do DHPP, o homicídio foi motivado por uma dívida de R$ 30 mil que a vítima — apontada como gerente do tráfico da facção Família do Norte — tinha com integrantes do Bonde dos 40.
“O Jad atuava como gerente do tráfico da Família do Norte, negociando drogas como cocaína e maconha trazidas do Amazonas para o Piauí. Essa mercadoria era distribuída na zona Sul de Teresina. Ele acumulou um débito de R$ 30 mil com um dos envolvidos, e isso levou à sua execução”, explicou o delegado.
A prisão de Francisca Patrícia foi realizada por equipes do DHPP, da Força Tática do 11º BPM, do Grupo de Operações Especiais (GOE) e por setores de inteligência do Piauí e do próprio batalhão.